Magno Bissoli é músico, compositor, produtor, educador, historiador e Professor Doutor formado pela FFLCH – USP.
Em sua carreira tem trabalhado simultaneamente com a música erudita, com o Jazz, MPB e World Music, apresentando desde concertos solo a participações em orquestra sinfônica. Apresentou-se com artistas e orquestras no Brasil e no exterior, incluindo o grupo Manhattan Transfer.
Viveu na Dinamarca de 1981 a 1983, onde participou de performances multi midia, realizou concertos, gravações e ministrou cursos na Royal Academy of Music, Århus Folkmusikskole, Odense Musikskole e Rytmisk Musikkonservatorium. Desde 1985 tem visitado o país para atividades artísticas e pedagógicas.
Contribuiu para a divulgação da música brasileira naquela parte do mundo e realizou intercâmbios com instituições ligadas ao Ministério da Cultura dinamarquês, reunindo artistas e estudantes dos dois países.
No Brasil destacou-se por apresentações como band leader, com grupos de música contemporânea, peças de Teatro, e em atividades pedagógicas para as Secretarias Municipal e Estadual de Cultura.
Convidado pela Academia Real de Música da Dinamarca através do Conservatório Rítmico de Copenhague, participou do Internacional Music Council Congress – UNESCO (1996).
Sob encomenda da European Jazz Youth Orchestra, em 2004 compôs duas obras para aquele projeto, único do gênero financiado pelo Parlamento Europeu.
Organizou a Brazilian Scandinavian Jazz Orchestra, com a qual gravou um album em São Paulo em 2006 e se apresentou nos festivais de jazz da Noruega, Suécia e Dinamarca em 2007. Neste ano também compôs a música da peça Fargo & Son a convite do grupo de teatro dinamarquês Batida. Convidado pelo Ministério da Cultura de Cuba, em 2009 participou das comemorações dos 30 anos da Orquestra Cumbre.
Sua discografia inclui 20 títulos como intérprete e seu método O Balanço do Samba é referência para o ensino deste estilo musical no Brasil e no exterior.
Em 2012 seu livro “Samba e Identidade Nacional” foi publicado pela Editora Unesp e em 2013 produziu o roteiro para Samba Sinfônica, concerto que apresentou a História do Samba com a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo.
Diretor artístico do Ensemble Bissamblazz, também atua como percussionista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo, em grupos de câmara nas áreas da música instrumental brasileira, música erudita e jazz.
Paralelamente trabalha como produtor cultural, pesquisador em etnomusicolgogia e promove atividades que buscam estabelecer a aproximação entre as tradições culturais da música popular e a música erudita.
* * *