Pablo de Leon
violino

http://pablodeleon.com.br/pablodeleon
Natural de Portugal, teve sua formação inicial no Brasil com a família Fukuda, Ayrton Pinto e seu pai, Alejandro de León. Entre 1996 a 1999, foi bolsista da Fundação Vitae para aperfeiçoamento em violino e música de câmara na classe do professor Chaim Taub, em Israel.
Participou do XIV Festival Internacional de Música de Câmara na cidade de Rolandseck (Alemanha) e também do festival de Keshet Eilon (Israel), ministrado por Shlomo Mintz, Chaim Taub, David Hen e Pavel Kogan. Foi membro de diversas orquestras, dentre elas a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).
Como solista, tem se apresentado frente a importantes orquestras sob a regência de maestros como Leon Spierer, Ira Levin, Alex Klein, Jamil Maluf, José Maria Florêncio, dentre outros. Como camerista, apresenta-se junto a músicos como Jean-Louis Steuermann, Sônia Rubisnky, Nelson Ayres, Emmanuel Strosser, Roy Shiloach, Reiner Küchl e Regis Pasquier, incluindo apresentações para a CNN e a BBC de Londres.
Desde 2003, sob a regência do maestro Valery Gergiev, é o único violinista brasileiro a fazer parte da World Orchestra for Peace. Fundado por Sir Georg Solti e composto por spallas das principais orquestras do mundo, o conjunto apresenta-se em salas de Moscou, São Petersburgo, Pequim, Londres, Berlim, Amsterdã, Bruxelas, Budapeste, Jerusalém, Cracóvia e Estocolmo.
Desde 2000, ocupa o cargo de primeiro violino spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e, atualmente, o cargo de primeiro violino spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira da Cidade do Rio de Janeiro.
* * *